-
Arquitetos: Hesters Oyon
- Área: 602 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Sergio Grazia
-
Fabricantes: Ambiance Lumiere, Silverwood Stone, VMZINC, Weber Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola primária Grandes Terres está localizada em uma área residencial no nordeste de Conflans-Sainte-Honorine, França.
O projeto inclui a reconstrução de um centro de recreação e a ampliação da escola primária Grandes Terres.
O objetivo do projeto era conferir urbanidade ao local e oferecer uma nova fachada à escola. Ao longo da fachada principal, um eixo arborizado redefine todas as entradas do complexo.
O novo edifício conecta a escola com o centro de recreação por meio de circulações totalmente envidraçadas que atravessam os pátios ajardinados.
Essa organização espacial garante autonomia funcional entre os componentes da escola primária o que permitiu limitar os inconvenientes da obra em um local ocupado pela comunidade escolar.
A construção é feita com estrutura de madeira. Este material de base biológica é utilizado em todas as suas formas: telhado, parede estrutural, revestimento e esquadrias. A estanqueidade foi cuidadosamente estudada e implementada para limitar a perda de energia.
O telhado revestido de zinco parece flutuar acima do solo existente. Suas linhas oferecem uma atmosfera inusitada ao local.
Os espaços interiores, banhados de luz natural, estão sempre conectados aos jardins. A madeira traz uma atmosfera acolhedora aos espaços dedicados às crianças. Estabelece-se uma forte relação entre interior e exterior para aumentar a integração do edifício com seu ambiente paisagístico.